Crawler Detect

Projeto Empreendendo forma suas primeiras turmas de jovens empreendedores no norte do Paraná
TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Londrina • 10 de fevereiro de 2018 • 09h28

Projeto Empreendendo forma suas primeiras turmas de jovens empreendedores no norte do Paraná

Evento em Londrina reuniu autoridades, apoiadores e facilitadores do Projeto.

 

No último dia 25, os alunos do Projeto Empreendendo receberam seus certificados de conclusão do módulo semestral. A formatura foi realizada na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon), em Londrina.

 

Em um evento solene a entrega de certificado de conclusão foi acompanhada da premiação dos alunos destaques do projeto. Os primeiros colocados foram premiados com eletroeletrônicos como tablets e computadores, além de incubação das startups destaque na Juntuse a aceleração Hotmilk.

 

A primeira colocada geral do projeto, a aluna de Londrina, Jacqueline Cáceres, recebeu uma bolsa de graduação na Unifil, um dos apoiadores do projeto.

O empreendendo contou também com o patrocínio geral da Fomento Paraná, a instituição financeira do Estado, representada pelo assessor de Mercado, Luiz Renato Hauly.

 

De 02 de setembro a 09 de dezembro, os jovens empreendedores alunos de escolas públicas tiveram aulas, participaram de oficinas, realizaram visitas e trabalhos práticos e criaram startupsaprendendo sobre vários assuntos em torno do empreendedorismo e da liderança.

 

Com parcerias das associações comerciais das cidades em que foi realizado, além dos parceiros que receberam os alunos para os encontros: Faculdades Catuaí em Cambé; UNIFIL e PUC – PR em Londrina; e FACCARem Rolândia.

 

Outro grande apoiador pro Projeto foi a GERAR, Organização Social que trabalha com desenvolvimento e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho.

Todos os encontros foram acompanhados porfacilitadoresque orientavam as turmas e acompanhavam as atividades letivas.

 

O conteúdo trabalhado com os alunos gira em torno de empreendedorismo e liderança, com aulas de Administração; Planejamento Estratégico; Contribuição Política e Cidadania; Cooperativismo; Contabilidade; Marketing; Publicidade; Direito; Ética e Conduta Profissional; Gestão; Legislação Tributária e trabalhista; Liderança e Trabalho em Equipe; Técnicas de Vendas; Capacitação para Finanças e Crédito; entre outros assuntos relacionados.

 

O Projeto

 

O Projeto Empreendendo é uma atividade educacional que tem como objetivo estimular o empreendedorismo em Jovens do segundo ano do ensino médio, treinando-os e criando oportunidades de negócios, além de formar massa crítica que multiplicará a filosofia do empreendedorismo na comunidade. Dentre os objetivos do Projeto está o de criar mão de obra qualificada; agregar valor à comunidade empresarial gerando emprego, renda e bem-estar social.

 

Nascido em Bandeirantes-PR no ano de 2012, o projeto impactou mais de 250 jovens até o ano de 2016. Iniciou com uma turma, resultado da seleção de 40 alunos dos 2º e 3º anos das escolas públicas de Bandeirantes. As aulas, ministradas aos sábados, com 2 horas de duração, trazem conteúdos relacionados ao empreendedorismo. Os alunos serão avaliados ao final de cada módulo pelas atividades, dinâmicas e presença que somaram pontos até então. Como forma de motivação, os quatros primeiros alunos, ou alunas, com maior pontuação recebem prêmios que variam ano a ano.

 

No ano de 2017 foi criada uma equipe de expansão levando-o para atividades em mais três municípios no estado do Paraná: Cambé, Londrina e Rolândia.

 

Apoios institucionais:

ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina

CRA – Conselho Regional de Administração

CORECON – Conselho Regional de Economia do Paraná, Subsede Londrina

Coach Gustavo Oliveira – Desenvolvimento Humano e Organização Financeira

GERAR

Grupo ComSenso – Mediação, Consultoria e Treinamento

Prefeitura Municipal de Londrina - Secretaria Municipal de Gestão.

SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Sicoob – Sistema Financeiro Cooperativo Bancário

Fecomércio PR – Federação do Comércio do Estado do Paraná

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

FACCAR - Faculdade Paranaense |

Faculdade Catuaí

SESCAP – Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região

PUC Londrina – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Londrina

UniFil - Centro Universitário Filadélfia

OAB Jovem – Grupo Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil

MSL – Movimento Startup Londrina

Rotary Clubes de Cambé, Londrina e Rolândia – Distrito de Rotary 4.710.

 

O Projeto Empreendendo trabalha nos Jovens secundaristas valores que inspiram não somente a liderança empresarial, o jovem do Projeto Empreendendo é preparado para protagonizar diversas áreas de sua vida, seja empreendedora, política, social ou familiar.

 

Quem quer apoiar esta causa social como parceiro ou facilitador, a instituição que quiser patrocinar o projeto ou ainda se algum voluntário desejar saber detalhes para realizar o Empreendendo em sua cidade pode entrar em contato pelo e-mail contato@projetoempreendendo.com.br.

 

Pelo site oficial já estão abertas as inscrições para o módulo 2018 nas cidades em que o projeto já teve participações, o aluno deve entrar e preencher a ficha online.

Endereço: www.projetoempreendendo.com.br

Ariana Quelho/Asimp



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário