ExpoLondrina 2014 será aberta hoje

A 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será aberta nesta quinta-feira, dia 3 de abril, às 15 horas, no Parque Ney Braga.

A solenidade será no Recinto Milton Alcover, com as presenças confirmadas do governador do Paraná, Beto Richa, e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Também estão confirmadas as presenças de prefeitos, deputados estaduais e federais, secretários municipais e vereadores.

Considerada uma vitrine da agropecuária, a exposição de Londrina tem grande importância no cenário nacional por reunir, por 11 dias, 30 raças bovinas zebuínas e europeias, além de caprinos, ovinos, equinos e muares, numa grande mostra de exemplares da mais alta qualidade disponíveis no país.

É também a feira de maior proporção a abrir o calendário nacional de exposições agropecuárias, além de ser reconhecida pelos bons leilões realizados. Em 2013, os leilões alcançaram 90,1% de liquidez, com a venda de 5.896 cabeças.  “Isso significou muito para nós, pois o pecuarista não levou gado de volta para a propriedade, o que implica em custos para ele”, comenta Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná, entidade promotora da ExpoLondrina.

Além de uma  praça de bons negócios e eventos técnicos – este ano serão cerca de 45 palestras, simpósios, encontros e dezenas de oficinas dirigidas produtores familiares oferecidas pela Emater/Seab-PR - , a exposição é uma grande festa para o público de toda a região.

Com uma ampla agenda de shows, Parque de Diversões, restaurantes e lanchonetes, o grande público sempre prestigia o evento. O número de visitantes chega perto de 500 mil anualmente e este ano não deve ser diferente. “O público em geral toma conta de nosso parque e faz a festa. Este é um dos diferenciais de nosso evento, que não se limita apenas ao agronegócio, incluindo os grandes expositores de máquinas e implementos agrícolas, financiamentos, julgamentos de animais, leilões. Temos também um cuidado especial em montar uma agenda de diversão para nossos visitantes”, comenta Sgarioni.

A ExpoLondrina acontece de 3 a 13 de abril.

Inauguração da Passarela

Antes da abertura oficial da ExpoLondrina, será inaugurada a Passarela em frente ao Parque Ney Braga, na PR-445.

A obra foi executada pela Econorte – concessionária que administra a rodovia. A construção foi reivindicada pela Sociedade Rural do Paraná, que levou a necessidade de garantir maior segurança aos moradores vizinhos ao Parque Ney Braga e aos visitantes dos eventos realizados no Parque, ao governador Beto Richa, na ExpoLondrina de 2013.

O governador levou a demanda à Econorte, que idealizou e construiu a passarela, inspirada na famosa torre do Big Ben, em Londres – Londrina foi planejada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltda.

A inauguração, que também contará com a presença do governador Beto Richa, está marcada para 14 horas.

Companhia da Polícia de Choque

Em seguida, haverá o lançamento da Companhia de Polícia de Choque, a primeira fora de Curitiba, numa solenidade na pista Central do Parque Ney Braga. A companhia contará com 140 policiais e será sediada em Londrina, mas atenderá toda a região.

A tropa é especializada em ações de controle de distúrbios civis, como rebeliões, revistas em presídios e reintegração de posse. Em Londrina já funciona o Pelotão de Choque, com cerca de 65 policiais, e que agora será transformado em Companhia, com um efetivo reforçado.

Protocolo de intenções

Outro evento que irá ocorrer antes da abertura oficial da ExpoLondrina será a assinatura de Convênio para a estruturação da Agência Londrina de Desenvolvimento. Assinam o convênio o Governo do Estado, Prefeitura de Londrina, Codel, Acil e Agência de Desenvolvimento do Paraná.

Andréa Monclar/Asimp/SRP

 

Você não tem permissão para enviar comentários.
Faça seu cadastro clicando no botão "Entrar" no topo do site.